28 maio 2010

Goodyear produz biopneu


A Goodyear começou a produção de um revolucionário tipo de pneu, que pode reduzir largamente a poluição e o consumo de energia provocados pelos atuais modelos. Parte do material comumente usado na fabricação dos pneus foi substituída por um polímero biológico derivado do amido de milho. Este é utilizado em conjunto com a borracha vulcanizada, resultando em um novo conceito de pneu.

VANTAGENS DO BIOPNEU:

● resistência a rodagem
● menos ruído
● menor emissão de gás carbônico
● menor gasto de energia para a fabricação do pneu
● maior durabilidade
● menor impacto ambiental

O polímero a base de amido foi desenvolvido por uma empresa italiana, a Novamont, e já vem sendo usado em vários produtos, como filmes plásticos para alimentos, "papel" higiênico, brinquedos, sacolas de supermercados e sacos de lixo - todos biodegradáveis. É uma nova fonte de demanda e das grandes, que se abre para o produto.

Plástico de milho


Anthony Sinksey, do Massachusetts Institute of Technology, descobriu uma forma de produzir plástico biodegradável. O projeto teve início quando Oliver Peoples, antigo aluno de Sinksey, começou a sequenciar o gene da bactéria R. eutropha no laboratório de Sinskey. Esse gene codifica uma enzima que permite à bactéria produzir polihidroxialcanoato (PHA) — uma forma natural de poliéster. Ela precisa apenas de luz do sol, água e uma fonte de carbono para sintetizar o material que utiliza para armazenar carbono e energia.
A ideia, a partir dessa descoberta, era aumentar a capacidade de produção da bactéria para que ela pudesse ser usada para fins comerciais. Em 1994 eles fundaram a Metabolix e utilizam desde então as patentes do gene sintetizador de PHA, tentando viabilizar a produção em larga escala.
No processo de engenharia metabólica desenvolvido por eles, diferentes genes de diferentes bactérias são incorporados na espécie E. coli, criando uma raça que produz PHA em níveis muito maiores que em bactérias naturais.
A nova fábrica em Clinton, Iowa, usa milho como ponto de partida para as bactérias, mas ela também pode funcionar com outros materiais, como celulose, óleo vegetal e cana de açúcar. O uso de materiais agrícolas ajuda a reduzir a quantidade de petróleo utilizada para fazer plásticos tradicionais. Além disso, o plástico de milho não requer equipamentos específicos para sua produção. Os grãos de amido são processados através de técnicas convencionais utilizadas para plásticos sintéticos, como vazamento (ou “casting”), extrusão, moldagem por compressão, moldagem por injeção e moldagem por sopro, na presença de aditivos.

A compostagem

Uma das disposições finais mais adequadas para os plásticos biodegradáveis é a sua utilização em usinas de compostagem.
A compostagem é um processo biológico de decomposição de matéria orgânica. O produto final resultante deste processo é o composto ou húmus, que pode ser considerado como um enriquecedor do solo.
Dentre os benefícios proporcionados pelo composto, destacam-se:

1. Estímulo ao desenvolvimento das raízes das plantas, que se tornam mais capazes de absorver água e nutrientes do solo;
2. Aumento da capacidade de infiltração de água, reduzindo a erosão;
3. Mantém estáveis a temperatura e os níveis de acidez do solo (pH);
4. Dificulta ou impede a germinação de sementes de plantas invasoras (daninhas);
5. Ativa a vida do solo, favorecendo a reprodução de micro-organismos benéficos às culturas agrícolas.


Se você quiser aprender mais sobre compostagem e, ainda, aprender a fazer a sua própria composteira, acesse:
http://www.ib.usp.br/coletaseletiva/saudecoletiva/compostagem.htm

Processo de biodegradação de polímeros

Os polímeros podem ser degradados por vários tipos de mecanismos, como fotodegradação, oxidação, termodegradação, degradação mecânica, hidrólise, biodegradação etc. Nós iremos abordar a Biodegradação.

Existem três elementos indispensáveis para o processo de biodegradação de polímeros, são eles:

1. Organismos: a base para o processo de biodegradação é a existência de micro-organismos com ações metabólicas apropriadas para síntese de enzimas específicas que conseguem dar início ao processo de despolimerização e mineralizam os monômeros e oligômeros formados por este processo;

2. Ambiente: alguns fatores são indispensáveis ao processo de biodegradação, como a temperatura, sais e umidade, sendo este último o mais importante;

3. Substrato: a estrutura do polímero influencia o processo de biodegradação. Este fator estrutural inclui os tipos de ligação química, nível de ramificação, nível de polimerização, distribuição de massa molar, cristalinidade e outros aspectos morfológicos dos polímeros.


A biodegradação ocorre em dois estágios: despolimerização do plástico e mineralização. A despolimerização ocorre por meio da quebra das ligações poliméricas por clivagem, como consequência ocorre a fragmentação do material. Em seguida inicia-se a decomposição das macromoléculas em cadeias menores. Enzimas extracelulares são responsáveis pela clivagem das cadeias poliméricas. Essas enzimas podem ser endoenzimas ou exoenzimas. A segunda etapa, a mineralização, ocorre quando os fragmentos oligoméricos são suficientemente pequenos para serem transportados pelo interior dos organismos onde eles são transformados em biomassa e, então, mineralizados. Com base nesse processo de mineralização, são produzidos gases (CO2, CH4, N2 e H2), água, sais minerais e novas biomassas.

21 maio 2010

Desenvolvimento Sustentável

O modelo de crescimento econômico atual gera riqueza e fartura, mas também a cada segundo a degradação ambiental, a poluição e a miséria aumentam consideravelmente.
De acordo com uma pesquisa do IBGE no ano 2000, o Brasil produz 230 mil toneladas de resíduo sólido por dia.
A composição do Resíduo Sólido Urbano (RSU) se divide em:

Dentre os diversos tipos de RSU, os materiais poliméricos apresentam-se com um volume cada vez maior em sua composição. Na sociedade contemporânea, os polímeros vêm substituindo gradualmente os materiais convencionais em quase todos os setores da economia, não só por seu baixo custo, mas também em consequência do desenvolvimento contínuo de sua funcionalidade.
Os polímeros degradam-se por vários mecanismos e essa deterioração pode dar-se de forma gradual ou mais rapidamente. Dada a principal propriedade da grande maioria dos polímeros, a durabilidade, um sério problema acompanha o homem contemporâneo: a enorme quantidade de resíduos produzidos nas comunidades sociais, principalmente nos grandes centros urbanos. Esses resíduos, constituídos, em grande parte, por produtos industrializados produzidos por polímeros sintéticos, podem levar mais de uma centena de anos para se decompor, provocando graves problemas ambientais.
Foi pensando em solucionar esse problema que foi criado o polímero biodegradável (PB).