21 maio 2010

Desenvolvimento Sustentável

O modelo de crescimento econômico atual gera riqueza e fartura, mas também a cada segundo a degradação ambiental, a poluição e a miséria aumentam consideravelmente.
De acordo com uma pesquisa do IBGE no ano 2000, o Brasil produz 230 mil toneladas de resíduo sólido por dia.
A composição do Resíduo Sólido Urbano (RSU) se divide em:

Dentre os diversos tipos de RSU, os materiais poliméricos apresentam-se com um volume cada vez maior em sua composição. Na sociedade contemporânea, os polímeros vêm substituindo gradualmente os materiais convencionais em quase todos os setores da economia, não só por seu baixo custo, mas também em consequência do desenvolvimento contínuo de sua funcionalidade.
Os polímeros degradam-se por vários mecanismos e essa deterioração pode dar-se de forma gradual ou mais rapidamente. Dada a principal propriedade da grande maioria dos polímeros, a durabilidade, um sério problema acompanha o homem contemporâneo: a enorme quantidade de resíduos produzidos nas comunidades sociais, principalmente nos grandes centros urbanos. Esses resíduos, constituídos, em grande parte, por produtos industrializados produzidos por polímeros sintéticos, podem levar mais de uma centena de anos para se decompor, provocando graves problemas ambientais.
Foi pensando em solucionar esse problema que foi criado o polímero biodegradável (PB).

Um comentário: